quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OFICIAIS GENERAIS E BRIGADEIROS

BICÓRNEOS

OFICIAIS GENERAIS

De feltro preto, acairelado por um galão bordado a ouro, forrado de plumas brancas. Laço Nacional de seda azul-ferrete e escarlate, tendo por cima uma presilha de fio de ouro, sendo fixa por um botão do respectivo padrão. Sem penacho.


Bicórneo com penacho não regulamentar


Guarnição de galão bordado a ouro para bicórneo
 de oficiais generais e brigadeiros

 BRIGADEIROS


Borla de torçal de seda

Em tudo igual ao anterior, tendo em cada bico do chapéu uma borla de torçal de seda dourada, terminando com canutilhos de ouro. Penacho da cor particular da Arma ou Corpo a que o Brigadeiro pertencia.

Branco - Infantaria; Vermelho - Cavalaria; Preto - Artilharia






Nota do autor: A descrição dos bicórneos para todas as patentes, é bastante confusa no que diz respeito à plumas, penachos e galões. Quando se chega a uma determinada conclusão lógica, de imediato as "nossas teorias ou suposições" caem por terra, porque, ao analisarmos a pouca iconografia da época e outras feitas posteriormente, vê-se de tudo um pouco, "baralhando o mais avisado". Grande uniforme com chapéu do pequeno e vice-versa, com e sem plumas, acairelados ou não e com ou sem penachos, bicórneos de modelos totalmente distintos uns dos outros, tudo isto dependendo do "gosto" do oficial para os retratos da época e da interpretação ou "distracção" de cada artista plástico, ou autor (onde eu me incluo...). Neste sentido, ao longo destes trabalhos, iremos divulgar diversa iconografia devidamente comentada, ficando a decisão final ao critério dos leitores. 
Ilustrações e texto de : marr

Sem comentários:

Enviar um comentário