segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO

Após sensivelmente 48 anos de investigação contínua sobre história militar no geral e principalmente portuguesa, dei-me a interrogar-me sobre o destino a dar a todo o meu trabalho de recolha, da execução de apontamentos, desenhos, e demais documentação que fui adquirindo ao longo destas décadas.

Dos meus trabalhos referentes à Guerra Peninsular, publicaram-se alguns livros (ao todo 3), dezenas de artigos no Jornal do Exército, no ex-site "Viriatus" e noutras revistas e jornais nacionais e estrangeiros, além de várias comunicações, organização de diversas exposições, etc. Contudo a grande maioria de todo este acervo continua praticamente inédito.

Embora esteja nos meus intentos, não sei quando, colocar em depósito no Arquivo Histórico Militar todo este material, mas até lá tomei a decisão de abrir o meu arquivo ao público.

Ao lançar este blogue, inteiramente dedicado à Guerra Peninsular, sei que por este meio irei chegar a mais pessoas do que através de qualquer meio impresso; além de ser muito acessível, tem a grande vantagem de o meu leitor poder seleccionar apenas o assunto que lhe poderá mais interessar ou "guardar" tudo.

O meu grande objectivo é a divulgação dos conteúdos do meu arquivo dedicado a esta conturbada época e fornecer informações ao maior número possível de pessoas através deste meio eficaz.

Aproveitando, igualmente, para assim poder homenagear os 200 Anos das Invasões Francesas. Se o objectivo a que me proponho for alcançado, já me dou por muito satisfeito e por bem empregue todas estas décadas a que me dediquei a este tão apaixonante tema.

Duas ou três vezes por semana irei apresentar novos conteúdos sobre uniformes, organização, armamento, equipamento, biografias, compilações de textos, leis militares, monografia, curiosidades, etc.

Como se trata da divulgação exclusiva do meu arquivo particular, este apresenta as suas limitações, por razões mais que evidentes, contudo espero captar os vários interesse de cada um dos leitores sobre este período da nossa história.

Para finalizar, apenas quero agradecer as vossas visitas e que elas vos proporcionem momentos de satisfação e descoberta, fornecendo-lhes "pistas" para poderem vir a desenvolver algum trabalho sobre os assuntos aqui apresentados e se assim o entenderem podem tornar-se "seguidores" sendo, por isso avisados sempre que colocar novidades neste blogue que foi inteiramente feito a pensar em todos vós.Obrigado.
M. A. Ribeiro Rodrigues

2 comentários:

  1. Caro Sr.:

    Acompanhei durante vários anos os seus artigos no JE e tenho os seus livros. Os seus trabalhos são uma referência para quem se interessa por este período. Muito obrigado por partilhar!

    Moisés Gaudêncio

    ResponderEliminar