segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO

O Decreto de 19 de Maio de 1806, Portaria de 16 de Janeiro de 1807, só entrou em vigor em 1808 após a retirada das tropas de Junot, assim por força desse documento todos os Regimentos deixaram de se denominar pelos nomes das terras onde tinham quartéis permanentes, ou dos seus comandantes, como até essa data era costume, passando a ser numerados.
Organização do Exército. Decreto de 19 de Maio de 1806
Colecção particular





As unidades passaram a ser identificadas do seguinte modo: o número em aberto na chapa da barretina e pelas combinações das cores das golas, dos canhões das mangas, do forro da farda que nos indica igualmente a cor dos vivos e do virado das abas da casaca.

Portugal foi dividido em três Regiões Militares correspondendo a cada, uma cor particular; vermelho para o Sul, branco para o Centro e amarelo para o Norte.

A cor particular da Infantaria era o branco sendo ostentada nos penachos; assim como o vermelho para  a Cavalaria, o preto para a Artilharia, o amarelo para as Milícias e o azul claro para as Ordenanças.

Cada Regimento utilizava individualmente uma combinação de cores: nas golas e nos canhões das mangas que eram as seguintes: azul ferrete, encarnado, branco, amarelo e azul claro. A cada duas combinações destas cores (gola e canhões das mangas) indicava-nos a que unidade pertencia o respectivo uniforme.


Frontispico do Plano de Uniformes de 19 de Maio de 1806
Colecção particular

 O forro da farda era sempre da cor da respectiva Região Militar onde a unidade tinha o seu quartel permanente. Os cordões das barretinas eram sempre azul ferrete (cor fixa), mesclado com outro cordão da cor da respectiva Região Militar e a partir da classe de oficiais Inferiores, juntava-se a estas duas cores fio dourado.

A uma determinada combinação de todas estas cores, tinha que corresponder ao número do regimento que se encontrava em aberto na chapa da barretina, como foi dito, por exemplo:

REGIMENTO DE INFANTARIA N.º 8
- Gola.............................................. azul ferrete
- Canhões das mangas..................... amarelo
- Forro, vivos e virado das abas...... encarnado
- Penacho........................................ azul ferrete (cor fixa), vermelho



Plano de Uniformes de 19 de Maio de 1806
Colecção particular
 
Nesta época, entende-se pelo o termo "farda"  unicamente a casaca, não se devendo confundir com o resto do vestuário. Por isso ao ler-se "farda avivada a vermelho", faz-se referência exclusivamente aos vivos da casaca, não tendo as pantalonas (calças) ou outras peças de vestuário vivos. Porque quando as outras partes do vestuário as têm estas são sempre indicadas, por exemplo: "farda azul ferrete, pantalonas brancas".

Os tecidos para a confecção das fardas dos soldados eram feitos em lã (geralmente de camelo), linho, serafaina, etc., para os oficiais eram substituídos por seda e panos "entre finos", ou seja de melhor qualidade, pesando para o efeito a disponibilidade monetária de cada um.
Texto de marr

Sem comentários:

Enviar um comentário