quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OFICIAIS GENERAIS E BRIGADEIROS

Sempre que analisamos um retrato a óleo, uma gravura ou uma peça de uniforme, equipamento ou armamento da época em estudo e a confrontamos com o respectivo Plano de Uniformes chegamos, por vezes, à conclusão que a peça na nossa presença não é conforme o padrão, ou seja: umas são iguais, outras parecidas ou "assim assim..." e ainda outras que não se parecem com nada!

Efectivamente a uniformidade não era assim "tão uniforme" como se poderá pensar, bastava o fabricante ser outro para as peças serem diferentes...e isto em todo o género de fardamentos, respectivos atavios, armamento, equipamento, etc.

Nos uniformes que iremos analisar, embora os padrões estejam muito bem definidos, havia diferenças no modelos dos bicórneos (uns mais à moda, outros afrancesados, à inglesa, etc.), o corte das casacas seguiam, por regra, o respectivo modelo, contudo, nos bordados raramente havia dois iguais, o que se podia compreender, pois a bordadeira nem sempre seguia o modelo à risca. Por vezes e a pedido do respectivo oficial, colocavam-se mais umas voltas, e um folheado mais exuberante para a casaca se apresentar mais rica.

 Chapéus que não tinham direito a penacho no respectivo plano, eram "engalanados" por uns bem emplumados e altos. Poderá o leitor pensar que tal não teria grande importância e tudo não passaria de "um pouco de vaidade e ostentação". nada mais errado!

Primeiramente porque se perdia a "uniformidade no trajar" e Beresford indignava-se pelo uso de "uniformes de capricho" pelos oficiais e castigava-os  por não seguirem o Plano de Uniformes, mas a maior parte das vezes essa foi uma luta um pouco inglória... 

Depois os oficiais generais e os brigadeiros eram identificados pelo modelo de bordadura, além das dragonas, que nos indicava o respectivo posto, quer-se com isto dizer que a cada posto correspondia um bordado de modelo particular e ainda hoje é o principal meio de que nos socorremos para identificar a patente do oficial general; não sendo a primeira vez que, com tal profusão e fantasia de bordados, não se consegue saber ao certo o posto do oficial que envergaria a farda que estamos analisar...ou por outra, a sua patente não correspondia à bordadura em apreciação.

Sem comentários:

Enviar um comentário