sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OFICIAIS GENERAIS E BRIGADEIROS

GRANDE UNIFORME

CASACA
Comprida, aberta e cortada pelo direito, de pano azul-ferrte, gola e canhões das mangas da mesma cor; vivos dourados e grande bordadura particular da respectiva patente, caseado dos botões de cartasana (tira de pergaminho que se cobre com linha de fio de ouro, para formar relevo em botoeiras ou casas bordadas).

Algibeiras desenhados no sentido da largura, com pestanas recortadas, com três botões cada e a respectiva carcela de cartasana; os bolsos e as pestanas, assim como toda a casaca e a respectiva racha, são avivados a fio de ouro. Na figura abaixo apresentada estão assinalados  todos os locais que são avivados a fio de ouro.



A casaca tem oito botões do respectivo padrão na frente, dois atrás, na altura dos rins e três em cada canhão das mangas, sendo de metal dourado, gravados em alto-relevo com as cinco quinas rodeadas por um ramo de louro e outro de carvalho, tudo encimado por uma coroa real.



VÉSTIA
Ou colete de pano branco com a grande bordadura da respectiva patente, botões pequenos.

CALÇÃO
De linho branco ou tecido fino com presilhas de fio de ouro

MEIAS
De seda branca

SAPATOS
De cordovão preto com fivelas de ouro

BOTAS
Para serviço montado. De couro preto , à "hungaro", recortadas à frente e com uma borla de franjas de couro.

BANDA
De retrós encarnado com borlas de fios de seda azul  e branco. Em grande uniforme esta era colocada obrigatóriamente por debaixo da casaca; as borlas pendiam à direita da cintura. Alguns oficiais utilizavam a banda de cor vermelha ou escarlate bordada a fio de ouro.
Texto e ilustraçõe de: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário