sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EQUIPAMENTO E ACESSÓRIOS


Como acessórios do armamento, havia:

BANDOLEIRA: correia que permitia suspender a arma ao ombro ou a tiracolo. Era fixa nos zarelhos e podia correr, para o que tinha uma fivela e uma passadeira, podendo-se assim aumentar ou diminuir o seu comprimento. Eram de cor branca (1).

PATRONA: bolsa de couro preto que servia para o transporte de uma reserva de cartuchos e que estava suspensa da respectiva correia de anta tingida de branco (1);
Colecção particular
Colecção particular

















Colecção particular





















TALABARTE: de couro branco (1) , era utilizado a tiracolo, assente no ombro direito tendo suspenso sobre o quadril esquerdo a pala que se destinava a receber a baioneta, ou o terçado ou ambos.
Colecção particular


Colecção particular


















Colecção particular
(1)  A Inglaterra forneceu-nos grandes quantidades desse correame, mas era de couro preto, por isso era muito natural coexistirem as duas cores.


EQUIPAMENTO


Colecção particular


MOCHILA
De oleado ou de pele de cabra, onde se colocava a roupa e outros pertences particulares do militar, sobre este e preso por duas correias colocava-se o capote ou a manta.







CANTIS
Utilizavam-se cabaças, borrachas ou frascos empalhados, sensivelmente a partir de 1808 começaram-se a receber cantis regulamentares do exército britânico em madeira


Frasco empalhado
Colecção particular

Cabaça
Colecção particular






Cantil modelo inglês
Colecção particular

 OBSERVAÇÃO:
A partir de 1808/1809 começaram a chegar grandes quantidades de armamento e equipamento britânicos. Neste sentido começaram-se a utilizar-se espingardas e pistolas de origem inglesa, assim como grande parte do equipamento, principalmente mochilas, patronas, cantis, tendas, etc., etc.



Texto e ilustrações: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário