terça-feira, 3 de maio de 2011

JOSÉ JOAQUIM CHAMPALIMAUD 1771 - 1825

Filho do oficial francês de engenharia José Chapalimaud de Nussane e de sua mulher D. Clara Maria de Sousa Lira e Castro. Nasceu em São Miguel de Fronteira, no Concelho de Valença no ano de 1771.


Colecção particular
Assentou praça de menor com a idade de oito anos no Regimento de Infantaria de Valença. Aos dezoito anos foi reconhecido como Cadete e foi transferido para o Regimento de Artilharia do Porto. Aos vinte anos de idade foi promovido a oficial (1791) e no ano seguinte entrou como Segundo-Tenente na Companhia de Brulotes da Marinha, tendo embarcado na fragata D.João Príncipe do Brasil.


Em 1795 foi promovido a Primeiro-Tenente, tendo passado para o exército de terra. No ano de 1797 regressou à sua unidade de origem já com o posto de Capitão tendo participado na infeliz Campanha de 1801.


Quando Junot entrou em Portugal já tinha sido promovido a Major, tendo sido convidado para se incorporar na Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão, tendo de imediato apresentado a sua demissão, não querendo de modo algum servir o estrangeiro invasor.


Quando rebentou a revolução contra os franceses voltou ao serviço nacional, tendo sido promovido a Tenente-Coronel em 1808. Distinguiu-se na Defesa do Porto, sendo promovido a Coronel nesse mesmo ano.

Comandou interinamente uma Brigada composta dos Regimentos de Infantaria n.º 9 e 21 que se distinguiram muito na Batalha do Buçaco, tendo por isso sido nomeado na Ordem do Dia de 1 de Setembro de 1810.

Ordens do Dia
referentes ao ano de 1810
Colecção particular

 



Nomeado Brigadeiro, continuou à frente da sua Brigada, que adquiriu verdadeira celebridade durante a Guerra Peninsular, e à qual em grande parte se deveu o Sítio e Tomada de Badajoz.

Tropas acantonadas em Elvas na véspera do Cerco de Badajoz
Estampa da época Colecção particular

Não seguiu o Exército no resto da campanha, porque ficou desde 2 de Julho de 1812 Governador da Praça de Valença. Em 1815 foi promovido a Marechal-de-Campo e ocupou diversas comissões correspondentes ao seu posto, conservando-se alheio a todas as agitações políticas desse tempo.


Faleceu no dia 5 de Maio de 1825, com a idade de 54 anos, quando desempenhava o cargo de Governador da Praça de Elvas.

Coorden. do texto:marr

Sem comentários:

Enviar um comentário