quarta-feira, 6 de abril de 2011

ENGENHEIROS

Rosto da Carta de Lei
de 2 de Janeiro de 1792
Colecção particular
Rosto dos Estatutos
de 2 de Janeiro de 1792
Colecção particular
Até ao ano de 1812 em que foi criado o primeiro Corpo de Tropas privativo da Engenharia, os oficiais engenheiros não tinham uma situação muito bem definida, assim pela Carta de 2 de Janeiro de 1790 foi estabelecida uma Academia Real de Fortificação e Desenho, sendo publicados os respectivos estatutos, tendo sido suprimida a antiga Aula de Engenharia, onde na Carta se determina que para o efeito se "reserva ao meu Real Arbítrio a sua ampliação, para a altura em que se publicar o Regulamento Geral do Corpo de Engenheiros"; passando a denominar-se no ano de 1792, segundo Cristóvão de Aires, por Real Corpo de Engenheiros.

Por vezes gera-se uma certa confusão no que diz respeito aos uniformes dos componentes do Real Corpo de Engenheiros, do Batalhão de Artífices Engenheiros e das Companhias de Artífices do Arsenal, sendo estes últimos originários da Arma de Artilharia.




REAL CORPO DE ENGENHEIROS
Rosto do Decreto de
12 de Fevereiro de 1812
Colecção particular
Pelo Decreto de 12 de Fevereiro de 1812 foi reorganizado este Corpo, ficando determinado que seria composto dali para a frente por um Estado-Maior e um determinado número de oficiais efectivos de diferentes classes:

ESTADO-MAIOR:
- 1 oficial General Comandante do Corpo
- 2 oficiais com exercício de Ajudantes
- 1 Secretário com a graduação
   de Primeiro-Tenente

OFICIAIS EFECTIVOS:
- 2 Brigadeiros
- 4 Coronéis
- 4 Tenentes-Coronéis
- 8 Majores
- 12 Capitães
- 12 Primeiros-Tenentes
- 24 Segundos-Tenentes


Reprodução de uma aguarela de Carlos Ribeiro
In: "Revista Defesa Nacional"
Colecção particular
 FUNÇÕES:
Entre diversas funções que os oficiais engenheiros executavam podem-se destacar algumas como: direcção de todos os trabalhos relativos à fortificação permanente e de campanha, ao ataque e defesa das praças, postos destacados ou entrincheiramentos; construção e reedificação de edifícios militares; estabelecimento e conservação de pontes militares, reconhecimento de fronteiras, levantamento de plantas, cartas geográficas e topográficas e configuração de terrenos; projectos, planos e memórias militares; construção ou reparação de obras de fortificação e de pontes militares fixas; construção e direcção de estradas, pontes, aberturas de barras, canais, etc., além de diversos trabalhos de gabinete.


UNIFORME
Os uniformes dos componentes deste Corpo mantiveram-se praticamente sem alterações durante todo o período da Guerra Peninsular.

BICÓRNEO
De feltro preto, guarnecido por um galão de seda(1), laço Nacional azul ferrete e escarlate, tendo sobreposto uma presilha de fio dourado preso por um botão do respectivo padrão. O bicórneo é rematado, em cada uma das pontas, por uma borla de retrós mesclada de azul ferrete, branco e ouro; pluma preta na base e branco no tope.

Colecção particular
(1)  O Plano de Uniformes não menciona a cor do galão. Contudo vê-se nas fontes iconográficas, não contemporâneas, o galão preto ou dourado, sendo esta última cor a mais provável, em virtude de mais tarde ter sido suprimido.

CASACA
Botão do padrão original
Colecção particular

Colecção particular

Comprida de pano azul ferrete, sem bandas, fechando na parte da frente por intermédio de uma fila de oito botões dourados do respectivo padrão. Gola e canhões das mangas de veludo preto guarnecidos em toda a volta por um galão dourado, vivos e forro branco. As abas têm dois vivos brancos que partem, na vertical, desde a altura dos rins até atingirem o virado; cada vivo tem dois botões do respectivo padrão, sendo os bolsos desenhados por um vivo branco no sentido do comprimento, cada algibeira fecha por intermédio de três botões. Os virados das abas, ou vistas, são da cor do forro, sendo fixos por triângulos de pano azul ferrete.



Pormenor do galão da gola e dos canhões das mangas
Colecção particular

COLETE, GRAVATA, PANTALONAS, CALÇÕES,
BANDA E BOTAS
Como os oficiais do Estado-Maior

ARMAMENTO

SABRE
Liso com bainha de metal amarelo


Colecção particular

 
FIADOR
De cordão de tecido de lã escarlate e ouro, borla de retrós azul ferrete e prata
Colecção particular


Chapa do fecho do boldrié
Colecção particular
 BOLDRIÉ
De couro branco, assim como os francaletes para suspensão do sabre, chapa do fecho de metal amarelo com as Armas em alto-relevo de prata, ferragens do mesmo metal e cor.





Oficial de Engenheiros
Reprodução de aguarelas do Coronel Ribeiro Arthur
Colecção de postais ilustrados ed. Jornal do Exército
Textos e ilustrações de: marr
   

Sem comentários:

Enviar um comentário