Como acessórios do armamento, havia:
BANDOLEIRA: correia que permitia suspender a arma ao ombro ou a tiracolo. Era fixa nos zarelhos e podia correr, para o que tinha uma fivela e uma passadeira, podendo-se assim aumentar ou diminuir o seu comprimento. Eram de cor branca (1).
PATRONA: bolsa de couro preto que servia para o transporte de uma reserva de cartuchos e que estava suspensa da respectiva correia de anta tingida de branco (1);
Colecção particular |
Colecção particular |
EQUIPAMENTO
MOCHILA
De oleado ou de pele de cabra, onde se colocava a roupa e outros pertences particulares do militar, sobre este e preso por duas correias colocava-se o capote ou a manta.
CANTIS
Utilizavam-se cabaças, borrachas ou frascos empalhados, sensivelmente a partir de 1808 começaram-se a receber cantis regulamentares do exército britânico em madeira
Frasco empalhado Colecção particular |
Cabaça Colecção particular |
Cantil modelo inglês Colecção particular |
OBSERVAÇÃO:
A partir de 1808/1809 começaram a chegar grandes quantidades de armamento e equipamento britânicos. Neste sentido começaram-se a utilizar-se espingardas e pistolas de origem inglesa, assim como grande parte do equipamento, principalmente mochilas, patronas, cantis, tendas, etc., etc.
Texto e ilustrações: marr
Sem comentários:
Enviar um comentário