BICÓRNEOS
OFICIAIS GENERAIS
De feltro preto, acairelado por um galão bordado a ouro, forrado de plumas brancas. Laço Nacional de seda azul-ferrete e escarlate, tendo por cima uma presilha de fio de ouro, sendo fixa por um botão do respectivo padrão. Sem penacho.
Bicórneo com penacho não regulamentar |
Guarnição de galão bordado a ouro para bicórneo de oficiais generais e brigadeiros |
BRIGADEIROS
Borla de torçal de seda |
Em tudo igual ao anterior, tendo em cada bico do chapéu uma borla de torçal de seda dourada, terminando com canutilhos de ouro. Penacho da cor particular da Arma ou Corpo a que o Brigadeiro pertencia.
Branco - Infantaria; Vermelho - Cavalaria; Preto - Artilharia
Nota do autor: A descrição dos bicórneos para todas as patentes, é bastante confusa no que diz respeito à plumas, penachos e galões. Quando se chega a uma determinada conclusão lógica, de imediato as "nossas teorias ou suposições" caem por terra, porque, ao analisarmos a pouca iconografia da época e outras feitas posteriormente, vê-se de tudo um pouco, "baralhando o mais avisado". Grande uniforme com chapéu do pequeno e vice-versa, com e sem plumas, acairelados ou não e com ou sem penachos, bicórneos de modelos totalmente distintos uns dos outros, tudo isto dependendo do "gosto" do oficial para os retratos da época e da interpretação ou "distracção" de cada artista plástico, ou autor (onde eu me incluo...). Neste sentido, ao longo destes trabalhos, iremos divulgar diversa iconografia devidamente comentada, ficando a decisão final ao critério dos leitores.
Ilustrações e texto de : marr
Sem comentários:
Enviar um comentário