Nesta época, só os oficiais generais e os brigadeiros possuiam o "grande" e "pequeno" uniforme, todos os outros tinham os chamados uniformes de "Inverno" e de "Verão", que se limitava simplesmente a uma troca de calças da cor da farda, na Estação Fria, para calças brancas ou de "branco alvacento", no Estio.
PEQUENO UNIFORME
CASACA
Comprida, sem bandas e fechando à frente por intermédio de uma fila de oito botões dourados, do respectivo padrão, com caseado de cartasana de fio dourado. Vivos e forro branco.
Casaca vista de frente |
As abas têm vivos brancos com botões dourados, os bolsos são desenhados no sentido da altura, por intermédio de um vivo branco, tendo cada algibeira três botões pequenos do respectivo padrão. Virado das abas ou "vistas" branco.
Casaca vista de costas |
Observação: No grande uniforme da casaca que se encontra no Museu Militar não tem botões nas mangas, contudo o uniforme do Duque de Wellington, que está em Londres, tem três botões em cada canhão (será que os do MM caíram?). No pequeno uniforme a casaca do Museu Militar também não tem botões, mas o modelo do Plano de 1806 têm dois botões.
Botão do respectivo padrão |
APANHADO DAS ABAS DA CASACA
OFICIAIS GENERAIS
Os apanhados são fixos por intermédio de uma presilha bordada a fio de ouro e colocados conforme se vê na figura.
BRIGADEIROS
Os apanhados das abas são presos por intermédio de uma casa de cartasana bordada a fio de ouro e fixos conforme se vâ nas figuras em baixo.
De lã ou linho branco sem bordaduras
BANDA
Igual à do grande uniforme, colocada do mesmo modo, mas obrigatoriamente por cima da farda.
CALÇÕES
De pano da cor da farda ou brancos consoante a estação do ano.
BOTAS
De montar, pretas e com esporas de ferro ou prata.
Nota: Nas figuras apresentadas até agora não se colocaram os bordados, afim de se poder ver melhor a farda.
Texto e ilustrações de. marr
Sem comentários:
Enviar um comentário