BANDEIRAS
Bandeiras do Regimento de Infantaria N.º 23 (Almeida). Escolta com tambores e pífano. (Excelente reconstituição com os uniformes modelo 1810) |
O Decreto de 19 de Maio de 1806 estabeleceu dois novos modelos de bandeiras comuns à Infantaria e Artilharia. Por consequência cada unidade passou a ter duas bandeiras: uma com as "cores do Rei" ou seja "Nacional" e outra "Regimental" que era de uma só cor.
No respectivo Decreto verificam-se os seguintes parágrafos respeitantes a este assunto:
§XXV
Bandeira "Nacional" do Regimento de Infantaria 15. Uniforme mod. 1806/10 (Aguarela do Mestre Carlos Alberto Santos, colecção particular) |
§XXVII
As bandeiras terão uma cinta (1) de seda das cores dos canhões das mangas e das golas do respectivo regimento enrolada na haste logo por baixo da lança com as pontas caídas
Bandeira Regimental do Reg. Inf. N.º 15. Uniforme de
Inverno com capote, mod. 1810/15 (Aguarela do Mestre
Carlos Alberto Santos, colecção particular)
|
As bandeiras terão bordadas no meio as Armas do Reino, e por baixo as palavras REGIMENTO Nº....... (2)
Aqueles regimentos que pelo Decreto de 17 de Dezembro de 1795 foi concedido acrescentar nas bandeiras ao nome do regimento a palavra AO VALOR, conservarão esta mesma distinção, tendo por baixo das Armas as palavras AO VALOR DO REGIMENTO Nº......(3)
A bandeira "Real" ou "Nacional" era esquartelada de 16 quartéis de azul ferrete e escarlate, com uma aspa amarela, e no centro as Armas Nacionais assentes em fundo branco e com uma panóplia de armas, bandeiras e troféus. Nos quatro cantos viam-se as iniciais JPR com a respectiva coroa bordada a ouro sobre fundo branco.
Bandeira "Nacional" Reg. Inf. N.º 8 Reconstituição. A legenda não deveria dizer "de Infantaria" (Museu do Buçaco) |
Bandeira Regimental do Reg. Inf. N.º 8 (Museu do Buçaco) |
A bandeira Regimental era lisa e da cor do forro da farda do regimento o que correspondia à cor da Região Militar onde a unidade pertencia, ao centro tinha as Armas Nacionais.
Pelo Decreto de 13 de Novembro de 1813, publicado na Ordem do Dia de 13 de Março de 1814, os Regimentos de Infantaria nºs 9, 11, 21 e 23, pela sua "brava conduta em batalha" viram as suas bandeiras a terem a seguinte legenda, escritas a letras de ouro a circundar as Armas Reais: JULGAREIS QUAL HE MAIS EXCELLENTE SE SER DO MUNDO REI SE DE TAL GENTE.
Esta legenda teria que se conservar nas bandeiras enquanto existisse qualquer membro de uma dessas unidades vivo.
Bandeira "Nacional" Reg. Inf. N.º 9 (Sala de Honra do C.T.O.E. Lamego) |
Pormenor das Armas e dos troféus da mesma bandeira (Sala de Honra do C.T.O.E. Lamego) |
Em primeiro plano a bandeira Regimental de Infantaria 23 Nota: A gravata é azul claro, embora na foto pareça branco (Reconstituição Histórica, Almeida 2006) |
Notas:
(1) - Gravata
(2) - Em muitas reconstituições de bandeiras lê-se erradamente "Regimento de Infantaria ou Artilharia Nº.....", onde deveria ser "Regimento Nº......". No que diz respeito aos números dos regimentos estes eram escritos em algarismos árabes.
(3) Foram os Regimentos de Infantaria números 3, 4, 6, 13, 18 e 19 que estiveram nas Campanhas do Rossilhão e da Catalunha (vide artigos a este respeito já publicados no meu blog
http://talabarte-marr.blogspot.com ).
Poderá existir uma certa confusão no que diz respeito à colocação destas legendas, por vezes, vê-se erradamente em reconstituições de bandeiras do modelo de 1806 a legenda "Ao Valor" sobre as Armas Reais e por baixo "Ao valor do Regimento Nº...."
Acontece que anteriormente as bandeiras tinham a legenda por baixo das Armas Reais, por exemplo: "Regimento de Infantaria de Peniche", tendo-se depois, por força do Decreto de 1795 acrescentado um listel sobre as Armas Reais com a legenda "Ao Valor". Como os regimentos passaram a ser numerados, com a reforma de 1806, as novas bandeiras passaram a ter apenas a legenda por baixo das Armas Reais "Regimento Nº...." . A estas seis unidades foram substituídas por "Ao Valor do Regimento Nº...."
Bandeira "Nacional" Reg. Inf. N.º 4 Correcta (Colecção particular) |
A mesma bandeira como por vezes aparece errada! Quer a colocação das legendas, a numeração romana e a gravata com varias cores. |
bandeira Regimental do Regimento de Infantaria N.º 10 (Museu do Buçaco) |
Agradecimentos: As fotografias foram tiradas pelo signatário durante a Reconstituição Histórica em Almeida no ano de 2006 (Dr.ª Clarinda Moreira); No Museu Militar do Buçaco (Coronel Ribeiro Faria) e na Sala de Honra do Centro de Tropas de Operações Especiais em Lamego (Coronel Sepulveda Velloso e Tenente-coronel Francisco Narciso). Ao grande amigo Mestre Carlos Alberto Santos e ao proprietário pela autorização da publicação das aguarelas. A todos apresento os meus agradecimentos e a minha amizade.
Texto e ilustrações: marr
Muito util. Obrigado.
ResponderEliminar